21 de dezembro de 2015

Eu li #38 - Um conto de Natal (HQ)

Oi gente!

Natal chegando! E por aí? Muitos preparativos? Eu sou meio ao contrário sabe? Nessa época, em que o povo fica doido, correndo para lá e para cá, é a época em que fico mais "de boa" (rs). Porque na empresa o trabalho desacelera, muitos profissionais saem em férias, eu sempre costumo me adiantar com presentes e tal, porque tenho horror a shoppings e lojas nessa época do ano. E como esse ano não viajo, enquanto muitos blogs pausam, eu pretendo ficar na ativa por aqui. =)

Então decidi aproveitar o tema e resenhar nessa semana dois livros de Natal. Um deles li há pouco tempo, a versão em quadrinhos do grande clássico de Charles Dickens, "Um conto de Natal". Eu me encantei com essa versão HQ da L&PM Editores! Uma edição caprichada, com capa dura, material de primeira qualidade e ilustrações lindas! 


Para quem não leu o clássico original, o livro conta a história do velho Sr. Scrooge. Um homem extremamente rico, mas rabugento e avarento. Ele detesta o Natal e rejeita qualquer comemoração, inclusive o pedido do seu funcionário Bob Cratchit, às vésperas da data, de folgar para comemorar com sua família. Nesse mesmo dia, quando Scrooge retorna para sua casa, vê o espírito de seu ex-sócio Jacob, que havia sido tão avarento quanto ele. Jacob lhe avisa que receberá a visita de três espíritos, que serão sua lição para tornar-se mais generoso.


O velho Scrooge fica assustado e a princípio acha que está sonhando, mas depois de receber a visita do primeiro espírito, "O Natal Passado", se convence. Depois de passear também com o "Natal Presente" e o "Natal Futuro", tomar conhecimento de muitas revelações, ele decide que tem que mudar e encarar a generosidade como parte de sua vida. Eu acredito que "Um conto de Natal" vai além de uma história natalina. Em um conteúdo atemporal, Dickens nos transmite uma mensagem sobre redenção humana, de uma forma mística e ao mesmo tempo muito realista. É lindo!


Preciso abrir um parênteses e me desculpar pela qualidade das fotos. Fiz com o celular e como o papel é brilhante não ficaram 100%. Mas recomendo a quem gostou da história, que vá até uma livraria e veja o exemplar "com as mãos". Além da qualidade primorosa da edição, a editora ainda nos presenteia com páginas contando sobre a vida e obra do autor, contexto social e época do lançamento do livro. Além de citar sequências e adaptações para o teatro, cinema e televisão. A propósito, vocês sabiam que o nosso tão conhecido personagem da Disney, o "Tio Patinhas", foi inspirado no Sr. Scrooge? Pois é. seu nome em inglês (Uncle Scrooge ou Scrooge McDuck) não esconde isso, além do fato de que também tem as mesmas características. =)


E falando em contexto social, vou me estender um pouquinho e contar um dos motivos pelos quais os clássicos da literatura mundial me conquistaram. É a oportunidade que temos de observar os costumes da época e comportamento na vida das pessoas, pelo sentimento do escritor. Essa característica é muito gritante nos clássicos dos séculos XVIII e XIX, por exemplo. Em "Um conto de Natal", fica claro que Dickens criticava os modos ingleses. Porque naquela época, a Inglaterra era a maior potência capitalista do mundo e a distância entre as classes era exorbitante. Então, para a classe dominante, a avareza era normal, inclusive eles se achavam privilegiados por Deus e desconheciam o sentido da solidariedade. O que levava a Inglaterra a possuir muitos Srs. Scrooges por lá.



Bom gente, é isso que tenho para mostrar. A história é emocionante, as ilustrações cheias de detalhes e de novo, o material dessa edição em quadrinhos está perfeito! Sem dúvidas, uma leitura inesquecível seguida de um belo exemplar embelezando a estante. =)

Beijos!

0 comentários: