3 de dezembro de 2015

Eu li #36 - Contos de Machado de Assis

Oi gente!

E minha saga Machadiana continua! Não vou descansar enquanto não gostar um pouquinho de Machado, é uma questão de honra! Hahaha! De um lado, os amigos que amam. Do outro, os demais vem em minha defesa dizendo que só o fato de eu amar Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Jane Austen, Andersen, Marion Z. Bradley, Kafka, Tolkien (só alguns exemplos) e não gostar de Machado não quer dizer que meu gosto literário é ruim. Obviamente, não penso nisso. Aliás, gosto literário não se discute, em primeiro lugar! Leitura é um prazer e cada um lê o que gosta! Mas como estou na fase dos clássicos, sinto-me incompleta sem Machado de Assis, se é que me entendem (rs).

Mas hoje trago uma boa notícia! Seguindo conselho das amigas resolvi comprar um livro de contos (porque até então só tinha tentado Dom Casmurro por três vezes). Escolhi uma edição bem linda da Melhoramentos, com 14 contos e com gravuras (estratégia!!). E não é que deu certo? Bom, não que eu tenha gostado assim com muito amor (rs), como elas previram. Mas sim, gostei do estilo da escrita, me surpreendeu, me divertiu, me apavorou. Identifiquei a tão comentada pluralidade dos temas que ele abordou em sua carreira. 


Preciso destacar que essa edição é muito caprichada, tem ilustrações bacanas que ajudam a leitura a fluir melhor. Esteticamente é linda, porém dois pontos negativos. As páginas com fundo preto (nem todas são) me complicaram a leitura e não sei se é da edição ou do meu exemplar, algumas páginas soltaram no meio da leitura, mas nada que uma colinha não resolva.

Os contos de Machado também são encontrados em edições individuais, encontrei muitas capas antigas e inclusive, uma série de HQs de Literatura Brasileira, lançada pela Escala Educacional, que contém alguns contos que li também. Achei uma proposta bem bacana para incentivar os jovens.

Algumas capas dos contos de Machado de Assis.
Contos de Machado de Assis em quadrinhos, lançado pela Escala Educacional.
Bom, voltando para a resenha do livro, os contos que mais gostei em ordem de preferência:

O Alienista: Dr. Simão Bacamarte dedica-se ao estudo da neurologia e investiga a sanidade humana. Cria a Casa Verde para abrigar os loucos da região e estudá-los. Mas com o tempo, acha qualquer motivo para internar as pessoas, para depois liberar todos e rever sua teoria. Isso causa algumas viradas surpreendentes e um final esquisito. Mas achei fantástico! Como Machado consegue, com tanta perfeição, descrever sarcasticamente o comportamento das pessoas e ironizar o modo como os estudiosos tentavam "entender" a loucura? Afinal, o que separa a loucura da normalidade? =)


O Espelho: Debates metafísicos e filosóficos. Só aí já resume porque gostei! Basicamente cinco amigos falando no assunto, quando o mais calado resolve contar sua história para embasar a opinião de que todos tem duas almas. Achei um suspense bem intrigante e me senti dentro do conto.

A Cartomante: Um triângulo amoroso, composto de dois amigos e a esposa de um deles, é permeado por inseguranças. Com um ar de mistério e magia, Machado nos envolve com as pessoas e nos deixa uma grande lição sobre traição e sobre "acreditar em tudo que ouve". Achei um dos contos mais fluidos e cativantes do livro.

Ilustração do conto "A Cartomante" da edição da Melhoramentos.

A Sereníssima República: Que máximo! Imagine um homem descobrindo uma sociedade de aranhas falantes, que se comunicam acerca de decidir quem ficará com o poder na nova República. Claro que esse conto é uma crítica muito bem elaborada de Machado para criticar os métodos de poder, processo eleitoral e corrupções. 

Conto Alexandrino: O último conto do livro e também um dos meus preferidos. Dois filósofos na antiga Alexandria, Stroibus e Pítias, acreditam que a essência humana encontra-se nos animais e estão dispostos a provar sua teoria com ratos. Achei fantástica uma de suas afirmações, de que "os bichos eram palavras soltas e o ser humano era a sintaxe". Olha só, Machado citando linguística em seus contos! Achei a trama bem legal, o final surpreendente e percebi a ironia com a ciência e seus métodos toscos em busca das verdades universais. Muito bom!

Ilustração do conto "Conto Alexandrino" da edição da Melhoramentos.
Além dos citados, também gostei muito de "Noite de Almirante", "Uns braços" e "Um homem célebre". Foram poucos os que não consegui entender o sentido ou não gostei da trama. Só posso dizer que o livro foi uma excelente experiência para conhecer melhor o estilo de Machado de Assis, que ao menos com seus contos, conseguiu diminuir a "aversão" que eu sentia...rs. Agora quero tentar outro título dele, mas vamos dar um tempinho né? Hahaha!

Beijos!

2 comentários:

Déa Café disse...

eu li alguns desses na escola, mas deveria lê-los com os olhos de agora! fiquei com vontade!! beijos!

Ipsis Litteris disse...

Amo,amo,amo... Machado de Assis é maravilhoso!!!
Quando puder leia o conto 'A igreja do diabo' muito bom.
Feliz de ver você lendo Machado (rs). bjs!