10 de novembro de 2015

Diário de viagem - Um dia chuvoso em Barra Velha!

Oie!!

Tem gente que não considera um dia como sendo uma viagem. Não importa, meus diários de viagens incluem até passeios, desde que sejam diferentes, agradáveis e dignos de serem registrados! E daqui de Curitiba até Barra Velha, uma das primeiras praias do litoral de Santa Catarina, são em média 180 km. Eu já havia estado em Barra Velha por duas vezes, inclusive organizei uma festa de confraternização da empresa no ano de 2007. 

A oportunidade de visitar novamente apareceu quando eu e o marido, com um casal de amigos, planejamos passar dois dias no Beto Carrero. Nos hospedaríamos na rede Candeias e apesar do parque ficar na praia da Penha, optamos pelo hotel de Barra Velha, mesmo sendo um pouco mais longe (uns 20 km). Eu amei a ideia, pois sempre simpatizei com esse lugar!


Falando um pouquinho da cidade, Barra Velha como já comentei é um município do estado de Santa Catarina, próximo a algumas cidades conhecidas, como Joinville, Blumenau e Itajaí. Localizada a uma altitude de 35 metros, sua população aproximada é de 20.000 habitantes (dados do IBGE) e comparado a Florianópolis por exemplo, que é de quase 500.000 habitantes, eu considero um lugar pequeno. Acho que por isso sempre gostei de lá, pouca "muvuca" e muita natureza! O clima é agradável, a cidade é limpa e as paisagens são lindas.






No dia em que estivemos lá chovia um bocado (aliás, a chuva ultimamente virou rotina aqui no Sul) e as fotos (que já são de celular) ficaram com baixíssima qualidade. Mesmo assim trouxe algumas. Como essa foto das ondas quebrando nas pedras e mostrando o mar imponente e agitado.



Essa foto acima é de um ponto em Barra Velha que gosto muito. Ao lado da estátua de Yemanjá, uma Cruz em homenagem aos náufragos da Guerra do Paraguai. Acho essa vista um símbolo de respeito religioso entre os habitantes. Tem minha admiração!


A atividade pesqueira é altamente movimentada lá. Compram-se pescados diretamente dos barcos e a prática de pesca esportiva também atrai turistas de várias regiões do Brasil. Eu não sei se é uma característica de dias chuvosos ou é normal perto dos barcos pesqueiros, mas a quantidade de gaivotas (foto acima) e urubus (foto abaixo) é gigantesca! Dá até medo de ser atacado pela urubuzada que se aglomera nos muros e postes perto dos barcos...hahaha!


Um dos pontos turísticos mais famosos é o Morro do Cristo, que comporta um mini Cristo Redentor. Não deu tempo de subirmos lá para ver de perto e de longe ficou ruim de fotografar. Aliás, como as minhas fotos não ficaram lá essas coisas, montei esse quadro abaixo, com algumas fotos do site da Prefeitura de Barra Velha. Com certeza mais lindas e convidativas!


Agora um dos melhores momentos do dia!!! Fomos na sorveteria Paviloche (o sorvete é uma delícia!) e não é que na hora de pagar o sorvete, olho para o lado e o que vejo? Uma prateleira cheia de livros!! Achei mega legal uma cidade de praia, relativamente pequena (pesquisas que fiz indicaram que só tem duas livrarias lá), encontrar um cantinho de leitura grátis em uma sorveteria! Ganhei o dia!


E isso foi um resumo do dia chuvoso e cinzento, mas alegre e diferente, que passamos em Barra Velha (marido e eu, Jéssica e Bruno), esperando o dia seguinte para encarar as aventuras do Beto Carrero (sim, já está programada a postagem). =)


Se alguém não conhece e mora pelas redondezas, recomendo! É um lugar simples, mas percebe-se o cuidado da Prefeitura com a limpeza e regras na cidade. A paisagem é maravilhosa, tem pousadinhas aconchegantes e os moradores são mega simpáticos. Um lugar em que eu moraria!

Beijos!

0 comentários: