4 de março de 2014

Livro raro de Beatrix Potter! Eu folheei!!

Oieee!!

Ah, que tudo escrever esse post! Assim fico lembrando do momento em que, agraciada por um amigo (coincidentemente o revisor do meu livro) que é colecionador, peguei nas mãos um exemplar de Beatrix Potter, publicado em 1905 e autografado em 1924. Raridade !!! 


Pois é, esse livro aí, cuja tradução do título é um pouco confusa (seria algo como "a torta e a forma de empada" - referindo-se aquela forma redonda cheia de ondulações), é uma das histórias infantis de Beatrix Potter. E aqui embaixo, prestem atenção. A dedicatória feita pela autora na época para uma moça, que há alguns anos deixou nosso mundo e teve suas obras vendidas, e nesse caso, para meu amigo colecionador. Não é o máximo?


Eu fico abobalhada quando vejo livros antigos. Pela beleza dos detalhes, encadernações manuais e ilustrações sem igual. Essa foto achei show, pois representa para nós leitores de fantasia, o que de melhor há ao se começar um livro: "Once upon a time...", ou em português, "Era uma vez...". =)


E aqui um pouquinho das maravilhosas ilustrações dela mesma, Beatrix! Curiosos para saber da história? Tá, vou contar um pouquinho até porque acho que esse livro nem se encontra para vender no Brasil.


Ribby era uma gatinha que convidou sua vizinha, a cadela Duchess para tomar um chá com torta na sua casa. Só que Ribby disse a ela que faria uma deliciosa torta de ratos! Claro que Duchess não gostou da ideia e fez em sua casa uma outra torta, de carne, pensando em enganar Ribby.


Só que a forma era diferente (aquela das ondulações) e quando levou a torta para Ribby, essa colocou no forno, o qual Duchess não esperava, tinha dois compartimentos. Na hora de saborear a comida, Ribby perguntou a Duchess o que estava achando da torta de rato, ao que Duchess reparou que a forma era diferente e contou tudo a Ribby, que ficou muito chateada e disse que da próxima vez convidaria sua prima gata para tomar um chá. (rs)


Bem gente, eu não sei se contei tãooo certo, porque li rapidamente e algumas partes meu amigo me contou. Pode ser que esqueci ou inverti alguma coisa (tipo gente que não sabe contar piada né?), mas o contexto era mais ou menos esse. Quem sabe minhas amigas que dão aula em escola de inglês não me ajudam?

Ah, e quem quiser saber mais sobre a vida de Beatrix Potter, foi tema do post da semana passada!

Espero que tenham gostado de apreciar essa raridade!!

Beijos!

2 comentários:

Aline Salmon disse...

Ale!! Que maximo isso, gente!!! Fiquei encantada com a dedicatória da autora... caneta de pena... louco isso... e as ilustrações são lindas mesmo!!!!
Muito legal!!!!
bjocas

Déa Café disse...

que legal, ale!! fiquei aqui encantada e lembrando que já li livros antigos assim! bem assim! só não lembro se na mãe, na minha avó ou onde! rsrs qdo criança a gente não dá tanta bola pra isso, né? dava para livros, mas não que eram antigos, etc e tal... muito legal! fiquei com vontade de ler!! beijos!