17 de julho de 2013

Diário de viagem Cabo Frio - Parte 2 [Passeio pela cidade]

Oie!

Vamos com mais um capítulo do diário? Ontem contei sobre a chegada e como era a pousada em que fiquei instalada. Perdeu o diário do primeiro dia? Clica aqui. Aí chegou o sábado. Era dia da premiação e eu precisava relaxar, estava ansiosa!! Daí resolvemos conhecer a cidade !


Essa imagem é da Praia do Forte, mas foi no final do passeio. É que decidi começar falando do céu de Cabo Frio. Lindo céu ! Quem é sulista e está acostumado com o céu cinza e nublado, sabe do que estou falando. Tem muita gente que gosta, mas eu prefiro o céu assim, azulzinho! E não parece que as nuvens foram pintadas lá? ;-)



As duas fotos acima são do Canal de Itajuru, que tem cerca de seis quilômetros de extensão e liga a Laguna de Araruama ao Oceano Atlântico. Nessa plataforma tem uns banquinhos de madeira, foi onde nós sentamos para admirar a paisagem.


Cabo Frio é o sétimo município mais antigo do Brasil e por isso encontramos lindas arquiteturas pela cidade. Fotografei várias casas antigas, lindas e muito bem conservadas.


Essa casa foi construída em 1837 e recebeu o nome de Charitas ou Casa de Caridade por abrigar crianças abandonadas. Nessa época era frequente o abandono de crianças filhas de escravos e índios (achei tão triste isso!). Hoje, a Casa Charitas abriga a exposição de José Dome, artista plástico que viveu muitos anos na cidade.


Ahhhh ! Quem mora em capital também sabe disso! Há quanto tempo eu não via um cinema de rua!! Fiz questão de fotografar, embora a rua estivesse movimentada e não consegui uma foto melhor. Aproveito para lembrar que não sou fotógrafa e minhas fotos não são profissionais (rs).


Também não me aguentei e fotografei esse hidrante antigo. Só não consigo descrever a cara das pessoas me vendo fotografar o hidrante (hahaha).


Momento emoção. O prédio da Biblioteca, que infelizmente estava fechado pois era final de semana. Que pena! Queria tanto entrar! Quem sabe numa próxima né? Mas registrei uma foto para guardar. A Biblioteca Pública Municipal Prof. Walter Nogueira foi fundada em 01 de maio de 1964 e reconhecida como biblioteca pública municipal em 26 de maio de 1966 pela Câmara Municipal de Cabo Frio.


Essa estátua é uma homenagem ao pintor Carlos Scliar. Foi inaugurada em 2006, em frente a casa onde o artista morou e que foi transformada no Instituto Cultural Carlos Scliar. Lá são exibidas várias obras do artista e de outros pintores brasileiros. Logicamente como era sábado, também não pude ver... Deu prá perceber a vontade que fiquei de voltar a Cabo Frio em dias normais né?


A cidade de Cabo Frio era o lugarzinho preferido do pintos, e lá ele se inspirava nas belezas naturais, para produzir seus quadros. Aqui a foto da estátua mais de pertinho.


Bom, passeio pelo centrinho em dia, foi a hora de conhecer de perto a Praia do Forte, que era bem pertinho da pousada e do Teatro onde seria a premiação. Chegando lá, essa vista maravilhosa, que me permitiu almoçar na beira da praia, tomar uma cervejinha e experimentar algo novo. Aí embaixo.


Pois é. Experimentei o tal ouriço-do-mar. Mas não gostei não ! Primeiramente porque, ao exemplo das ostras, a gente entope de limão prá não sentir o gosto, daí fica só com gosto de limão (?!?). Segundo porque o aspecto é meio estranho, e embora eu não me considere pessoa fresca, não apeteceu sabe? (rs). Mas comi um pouquinho e além do limão, senti um gosto intenso de terra ! (hahaha)


Passeio completo, "experimentações" em dia, foi a vez de finalizar o passeio para então descansar um pouco até o horário do evento. E terminamos no lugar que logo voltaríamos, o Teatro Municipal de Cabo Frio ! Cheguei lá, me apresentei, peguei os convites e voltei para um descanso, um banho e a produção, porque momentos especiais pedem capricho né? ;-)

Amanhã volto com as fotos da premiação !

Beijos !

5 comentários:

Unknown disse...

Ehhhh... acompanhando tudooooooo!
Legal seu diário de viagem... qdo for pra Cabo frio, já sei onde ir!
Descanse para a grande noite... e volte logo pra nos mostrar as fotos!
Bjinhos, Ale!!!!
Tudo de bom!

Aline Salmon disse...

Cidadezinha pitoresca e muito gostosa! So nao queira ir la no carnaval ou feriados! Vira um inferno de tanta gente! Mal se consegue andas na areia da praia!
Mas vc nao entrou na agua nao, Ale? Nem molhou o pe? Todo lugar novo q eu vou q tenha praia eu tenho q molhar o pe ou a mao! Tradicao!
Ehehehe

Irineia Kirach disse...

Oi Ale...que delícia ler e ver as fotos ...este diário esta perfeito...Adorei...amanhã volto...bjos.

Tesoura, papel e outros amores! disse...

Tô adorando seu diário de viagem.
Não se arriscou na água??? Eu não me aguento kkkkk...
Bjosss

ANNA TORCHIA disse...

Ai...delícia de viagem.....vc deu sorte de pegar um fim de semana com tempo lindo por aqui.....agora não vejo a hora de ver as fotos da premiação....bjssss